Cidade histórica considerada a mais limpa do Brazil. Tem algumas peculiaridades só encontras aqui, mas você terá que vir visitar a cidade para descobrir. Em meio a Paisagens Exuberantes que serviram de cenário para filmes aclamados.
CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRAZIL
Vista aérea da cidade
Açude da cidade
Chegando na cidade
Entorno da cidade
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia
Museu Público Municipal
Vistas parciais da cidade
Praça da cidade
Quadra esportiva
Ruas e Avenidas da cidade
Dados gerais da cidade
Chegando na cidade
Entorno da cidade
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia
Vistas parciais da cidade
Praça da cidade
Ruas e Avenidas da cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 2400109
Gentílico - acariense
Prefeito (2017 / 2020) ISAIAS DE MEDEIROS CABRAL
População estimada [2019] 11.136 pessoas
População no último censo [2010] 11.035 pessoas
Densidade demográfica [2010] 18,13 hab/km²
Posição geográfica da cidade no Brazil
COMO TUDO COMEÇOU
Acari
Rio Grande do Norte – RN
História
O território do município era habitado pelos índios cariris, que para ali se deslocaram em virtude das perseguições movidas pelos colonizadores da Paraíba, em fins do século XVII.
Em 1737, o fundador do povoado onde está localizada a cidade, Sargento-mor Manuel Esteves de Andrade, obteve permissão do bispo de Olinda para erguer a capela, consagrada a Nossa Senhora da Guia.
O escritor José Augusto registra que o povoamento da região do Seridó começou no final do século XVIII, durante a 'guerra dos Bárbaros', culminando com o afastamento dos índios habitantes das margens do rio Açu. Assim, chegaram à localidade seus primeiros desbravadores, vindos de Pernambuco e da Paraíba.
Segundo o historiador Câmara Cascudo, o topônimo do município originou-se dos acaris, peixes de escamas ásperas e carne branca, cujo habitat era o “poço do Felipe'. O poço era suprido pelo rio Acauã, que o mantinha abastecido de água suficiente para a sobrevivência dos peixes.
Esta eh a bandeira da cidade
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Acari, RN / Thymonthy Becker / IBGE
SONHOS DE UM VIAJANTE
WUILLIAN BONNER, A CERCA DE ARAME FARPADO E O CARRO
Enquanto Willian Bonner defendia Chico Anyzio, eu tentava mudar a cerca de lugar quando chegou alguém para me vender um carro
Estava num local, parecendo um passeio da rua. Nisto, começou a nascer uma árvore que crescia rapidamente. Enquanto esta árvore crescia, eu ouvia o Willian Bonner, apresentador do jornal Nacional da Rede Globo, dizia que não iria permitir que fizessem imitações dos personagens do humorista Chico Anysio. Fui para um local, parecido com um pasto de gado e ficava perto de onde eu estava. Mas havia ali algumas plantações de cana de açúcar. Eu então peguei o arame farpado da cerca e fui tentando mudar ele de lugar para que os bois, que pastavam do outro lado, pudessem comer algumas canas de açúcar.
Eu esticava o arame farpado e passava por entre algumas árvores, mas depois vi que os bois poderiam fugir para outras plantações, então voltei e coloquei o arame no mesmo lugar onde ele estava. Nisto chegou perto de mim um homem que começou a falar sobre um financiamento de carro. Ele disse que poderia ate financiar um carro, se tivesse alguma garantia. Ele então falou que podia comprar o carro no nome dele e assim que eu terminasse de pagar as prestações, ele transferiria para meu nome. O tal homem falava e eu comecei a não ouvi-lo direito. Depois foi meus olhos que não estavam conseguindo ficar abertos, por mais que eu tentasse. Foram fechando ate que não vi mais nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu por viajar no tempo