Esta é a única baía no Rio Grande do Norte formada por falésias, dunas com coloração avermelhada, vegetação nativa e nascente de água doce à beira mar.
A localidade exibe falésias coloridas na Praia da Baía Formosa. Para conhecer a Praia do Sagi, com dunas e uma vila de pescadores na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, faça um passeio de bugue (três horas; R$ 240, com João 9124-7611), que também passa na deserta Praia da Cotia, e faz parada em uma lagoa.
Baía Formosa, no Rio Grande do Norte (Divulgação/Divulgação)
A maior reserva de Mata Atlântica do estado fica na Mata Estrela, uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) com trilhas que podem ser percorridas pelo visitante (9h/17h, só com guias, indicados nas pousadas; R$ 15 por pessoa). No meio da floresta, após 9,5 km de caminhada a partir da guarita principal, está a lagoa Araraquara, conhecida como Coca-Cola por causa da cor escura de suas águas.
Praia de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte (Divulgação)
Bugue na praia de Sagi, em Baía Formosa (Ricardo Freire/Reprodução)
Praias da cidade
Vista aérea da cidade
Baía dos Golfinhos
Biblioteca Pública Municipal
Centro de Artesanato
Chegando na cidade
Divisa natural (Rio) do estado do Rio Grande do Norte com a Paraíba
Estrada para a Lagoa Coca-Cola
Farol Bacupari na Praia do Farol
Escolha seu destino
Lagoa Coca-Cola
Manguezal
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Mercado das Artes
Museu Marítimo
Orla da praia
Vistas parciais da cidade
Praia do Porto
Prefeitura Municipal
Ruas e Avenidas da cidade
DDD: 84
Estado: Rio Grande do Norte
Distância de outras cidades: Praia da Pipa, 45 km, Natal, 97 km, João Pessoa, 119 km
VILA DE SAGI
Dados gerais da cidade
Código do Município - 2401404
Gentílico - baía-formosense
Prefeito (2017 / 2020) ADEILSON GOMES DE OLIVEIRA
População estimada [2019] 9.271 pessoas
Densidade demográfica [2010] 34,90 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,7 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 2.417 pessoas
População ocupada [2017] 26,0 %
Posição geográfica da cidade no estado
História de formação da cidade
Baía Formosa
Rio Grande do Norte – RN
História
O município teve sua origem em um núcleo de pescadores que se organizaram em torno do movimentado porto de embarcações, situado no Oceano Atlântico.
Ao terminar o corte do pau-brasil, em meados do século XVIII, ficou sendo lugar de veraneio das famílias Albuquerque Maranhão e de fazendeiros das redondezas.
Seus moradores construíram a capela de Nossa Senhora da Conceição. As lavouras de cereais e a pesca de albacoras, capturadas na técnica do corso, passaram a ser os maiores recursos econômicos.
O acontecimento mais notável na memória local foi a matança de agosto de 1877, em que João de Albuquerque Maranhão Cunhaú, senhor de engenho Estrela, latifundiário poderoso, à frente de um grupo armado veio à Baía Formosa para desalojar seus moradores, alegando a posse da enseada. O pescador Francisco Magalhães e mais quatorze homens armados com facas e cacetes enfrentaram os agressores, havendo luta furiosa em que perderam a vida seis pessoas.
Houve processo e prisão do mandante e participante da chacina, que submetido a júri em Carguaretama, foi absolvido em 1878.
A denominação Baía Formosa originou-se por situar-se na enseada que se constitui a única baía do estado do Rio Grande do Norte.
Esta eh a bandeira da cidade
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Baía Formosa, RN / IBGE / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / viagemeturismo.abril.com.br / quantocustoviajar.com / trajetar.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu por viajar no tempo