RIO GRANDE DO NORTE / BRAZIL: UPANEMA / RIO GRANDE DO NORTE / BRAZIL (5.388 / 5.570) POPULAÇÃO: 14.800 PESSOAS (IBGE 2020)

segunda-feira, 15 de março de 2021

UPANEMA / RIO GRANDE DO NORTE / BRAZIL (5.388 / 5.570) POPULAÇÃO: 14.800 PESSOAS (IBGE 2020)




Tem Barragem com Esportes Náuticos, Lazer, Terminal Turístico, Semana Cultural, Festas Populares, Turismo de Aventuras e Ecoturismo.

BARRAGEM DE UMARÍ 
A Barragem de Umarí é o terceiro maior reservatório de água do Rio Grande do Norte. Localização: Sítio Umarí 
TERMINAL TURÍSTICO 
Contando com uma passagem molhada, o Terminal Turístico está entre os pontos mais visitados de Upanema. Localização: Bairro Beira Rio 
SEMANA CULTURAL 
Semana Cultural, é realizada de 10 a 16 de Setembro com uma extensa programação, que inclui inaugurações, eventos religiosos e escolares, apresentações culturais e, claro, shows em praça pública, concluindo com desfile cívico e corte do bolo de aniversário no dia 16 de Setembro. 
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição


Praça de Eventos


Câmara de Vereadors
Praça central
Rua da cidade
Rua da cidade
Rua da cidade
Rua da cidade
Rua da cidade
Monumento ao sexagenário 
Chegando na cidade
Conjunto habitacional 
Monumento aos 50 anos de emancipação 
Mercado Municipal
Praça do Mercado
Vista aérea
Dados gerais da cidade de Upanema, Rio Grande do Norte
Código do Município - 2414605 
Gentílico - upanemense 
Prefeito (2017) LUIZ JAIRO BEZERRA DE MENDONÇA 
População estimada [2018] 14.516 pessoas 
População no último censo [2010] 12.992 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 14,87 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,8 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 1.326 pessoas 
População ocupada [2017] 9,1 % 
Posição geográfica da cidade de Upanema do estado do Rio Grande do Norte
História da cidade de Upanema, Rio Grande do Norte
Upanema 
Rio Grande do Norte - RN 
Histórico 
Os primeiros habitantes da região conhecida como Curral da Várzea, foram os índios Pêgas, porém em 1867, o padre Francisco Adelino de Brito, natural do município de Campo Grande, deu início ao povoado utilizando faixas de terras doadas por fazendeiros das redondezas. Logo a fama das terras férteis e do clima úmido da localidade atraiu inúmeras famílias de agricultores, vindas de várias partes da região, com o objetivo de fixarem moradia. 


Entusiasmado com o crescimento do núcleo populacional o padre Francisco Adelino decidiu construir em conjunto com os moradores locais, a Capela de Nossa Senhora da Conceição. Além de prestar importantes serviços no campo religioso, a capela estimulava a movimentação popular dentro dos limites do Curral da Várzea. 
O povoado ganhou contornos próprios e uma organização espontânea com casas humildes que se alinhavam formando uma rua que foi chamada de rua da Palha, por que as casas eram feitas, basicamente, com folhas de carnaubeira. Em 1874, o arruado ganhou sua primeira escola. Foi nessa época de maior aglutinação de residências que o padre Adelino teve a ideia de dar um novo nome ao povoado, passando a chamar-se Conceição de Upanema, o que foi bem aceita pela comunidade. 
A passagem do padre Adelino pelas terras da região foi de fundamental importância para 

o nascimento da povoação de Curral da Várzea e posteriormente Conceição de Upanema. O padre Adelino falecido em Triunfo (anteriormente Campo Grande), entrou para a história como principal articulador do crescimento da comunidade, como animador popular, como entusiasta da fé e também como extraordinário e afamado cavaleiro, promotor de vaquejadas, sempre firme no pulso, na sela e nos domínios dos cavalos mais difíceis. 
No dia 16 de setembro de 1953, pela Lei estadual nº 874, Upanema desmembrou-se de Campo Grande, tornando-se município do Rio Grande do Norte. Atualmente é sede de comarca de primeira entrância. 
Gentílico: upanemense 
Esta eh a bandeira da cidade de Upanema, Rio Grande do Norte
Fonte dos textos e fotos: mapio.net / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Upanema, RN / Washington  




CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo