RIO GRANDE DO NORTE / BRAZIL: 5 ESTRADAS BRASILEIRAS QUE VALE A PENA DIRIGIR POR ELAS

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

5 ESTRADAS BRASILEIRAS QUE VALE A PENA DIRIGIR POR ELAS




Há quem diga que o importante não é o destino final, que a verdadeira aventura está no caminho até lá. Dependendo da estrada, isso eh verdade.



Em uma viagem de carro, não costuma ser bem assim, considerando o péssimo estado do asfalto de nossas estradas, além dos custos do pedágio, motoristas ruins e a falta de uma boa paisagem. Mesmo com todos esses problemas, é possível aproveitar um passeio automotivo pelo Brasil em uma das cinco estradas escolhidas pela Hertz, empresa especializada em aluguel de veículos: Confira


01 - ESTRADA REAL / MINAS GERAIS / RIO DE JANEIRO / SÃO PAULO 
Também conhecida como Caminho Real, é uma das estradas mais famosas do Brasil, por ser um dos principais pontos turísticos do País. Tem 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Motivos não faltam para visita-la, com um circuito de 179 cidades históricas, passando por belas paisagens formadas pelos trechos de mata atlântica. Tem até atividades fora do carro, como caminhadas e cavalgadas. 
Tenha cuidado, alguns trechos da Estrada Real encontram-se em estado precário para o tráfego de veículos (Flickr / Zaida-Machado)
02 - ESTRADA PARQUE / BAHIA
Quem quiser desbravar o nordeste brasileiro pode passar pela Estrada Parque da Serra, ligando Ilhéus a Itacaré, no estado da Bahia. É a primeira rodovia construída de forma a ser totalmente ecológica. Os 65 quilômetros passam pelo litoral do estado, além de três trechos de conservação, praias selvagens, cachoeiras, passarelas e mirantes. 
Charmosa ponte que corta a cidade de Ilhéus (Manu Dias/Agecom)
03 - SERRA DO RIO DO RASTRO / SANTA CATARINA
A favorita para quem gosta de dirigir, a famosa Serra do Rio do Rastro tem 35 quilômetros cheio de curvas fechadas. O visual é de tirar o fôlego, assim como seu trajeto.


Evite a época do inverno, quando o tempo frio pode criar uma fina camada de gelo sobre o asfalto, aumentando o risco de colisões (ou pior). Há vários quiosques para dar um tempo e admirar a vista. 
A Serra do Rio do Rastro é uma das estradas mais belas do Brasil. Suas 248 curvas são ótimas para quem gosta de dirigir (Divulgação/Rentcars.com)
04 - ROTA DO SOL / RIO GRANDE DO NORTE
Caminho conhecido pelo pessoal do Rio Grande do Norte, a Rota do Sul (RN-063) vai de Natal até Pipa, com belas praias servindo de pano de fundo. Se estiver com a família, pare no Mirante dos Golfinhos para admirar os animais por alguns minutos.


Quem gosta de aviação e similares pode dar um pulo no Centro de Lançamentos de Foguetes da Barreira do Inferno, onde são lançados os foguetes e sondas brasileiras. 
A Rota do Sol, no Rio Grande do Norte, passa pelo litoral e é o caminho para diversas praias da região (Photobucket/marcosrc)
05 - ESTRADA DA GRACIOSA / PARANÁ
A PR-410, chamada de Estrada da Graciosa, é a antiga rota dos tropeiros que seguiam em direção ao litoral do Paraná. São apenas 33 quilômetros, em paralelepípedos e pedras lisas do século XIX. É um lugar para andar com calma, parando em cada um dos sete mirantes para apreciar a paisagem da Mata Atlântica. Passa por Quatro Barras, Antonina e Morretes, todos com vários restaurantes de comidas típicas.
Araucárias são comuns na Estrada da Graciosa, que começa em Curitiba e vai até as cidades de Morretes e Antonina (Flickr / Vitor-Hirota)



 CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


SONHOS DE UM VIAJANTE
A NOITE NA FUNDIÇÃO
Estava num local que seria uma siderurgia ou fundição. Era noite e estava bem escuro. Eu corria por um trecho cercado de pedras e restos de fundição, que saia do pátio de onde eu estava e ia até num local alto, onde abaixo ficavam uns 5 fornos de fundição. Só que estes fornos, eram betoneiras, destas de fazer massa de concreto para pedreiro. Estava muito escuro, mas eu via os homens trabalhando nestas betoneiras, depois eles jogavam todo o ferro derretido no chão e viravam as betoneiras em cima do ferro derretido. Eu sempre ia muito rapidamente por este trecho, pois ia ali escondido do chefe e sempre ia lá correndo, eu e outros funcionários, para buscar um pedaço de chapa com a qual a gente escrevia no chão. 


Fui três vezes lá. Na quarta fui mais devagar, pensando que se quisessem me mandar embora, eu não importaria. Arrumava outro emprego. Eu não iria mais fazer tudo aquilo correndo. Fui andando e sai daquele pátio e comecei a correr. Ia o mais rápido que podia, mas minhas pernas davam passos muito curtos. Havia uma grande poça d’água e fui correndo dentro dela. Comecei a ouvir o barulho de alguém correndo na poça d’água também. Só que este alguém vinha muito mais rápido que eu. Então chegando numa esquina, resolvi parar. A tal pessoa passou muito rapidamente. Fiquei pensando porque eu não conseguia correr tão rápido quanto ele.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo